Qualidade de vida no trabalho: como melhorar?

Capacite as lideranças

Ao promover um funcionário para uma nova função, é essencial que ele receba formação. Por exemplo, se uma empresa contrata um excelente analista de vendas para uma posição de liderança, é possível que ele seja demitido. Por isso, é fundamental capacitar todos antes de mudar de cargo.

Dê oportunidades para workshops e formações especializadas. Assim, o colaborador se sentirá mais preparado para assumir com confiança o seu novo cargo.

Dê feedback aos funcionários

Praticamente todos os profissionais têm o desejo de melhorar na sua área de trabalho. Portanto, o feedback frequente é muito importante porque permite saber se está indo na direção certa.

Além de aumentar a autoestima, isso dará segurança de que está seguindo o caminho apontado pelo chefe.

Reconheça o trabalho do colaborador

É fundamental motivar o seu funcionário elogiando-o e parabenizando-o pelos seus esforços. Sentir-se motivado melhora a qualidade de vida no trabalho.

Na prática, é comum que aconteça ao contrário. Portanto, quando as coisas não estão indo bem, muitos líderes criticam seus funcionários.

Por isso, não se preocupe em destacar suas qualidades quando está em público, e se precisar de criticar alguém, faça-o apenas em privado.

Estimule a organização pessoal

A desorganização faz parte do dia a dia de grande parte das pessoas. Dessa forma, elas tendem a cumprir suas responsabilidades durante a hora do almoço ou do descanso.

Procure estimular e exigir dos seus colaboradores um planeamento para a concretização das atividades. Isso garantirá mais eficiência e fará com que eles façam suas tarefas com mais agilidade e ainda melhor.

Melhore as condições de trabalho

Disponibilizar um espaço físico com móveis aconchegantes, espaços para circulação, luz, temperatura e acústica adequadas é importante para elevar a produtividade da companhia e proporcionar maior qualidade de vida no trabalho.

Para ajudar nesse sentido, pode contar com o apoio de uma BOX Self-Storage, que vai permitir o armazenamento de diversos tipos de objetos, como documentos, mercadorias, equipamentos antigos, entre outros. Assim, faz com que o ambiente de trabalho se torne mais agradável e organizado, livre da acumulação de materiais.

Proporcionar aos funcionários qualidade de vida no trabalho traz muitos benefícios para uma empresa, como maior lucratividade — já que colaboradores saudáveis tendem a produzir mais na sua função.

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